Matéria no jornal O Globo – Rio – Barra

Saiu uma matéria no caderno da Barra do jornal O Globo sobre literatura e fui um dos destaques.

Link original: http://oglobo.globo.com/barra/sangue-novo-nas-estantes-das-livrarias-5747745 

Sangue novo nas estantes das livrarias

Autores da Barra relatam a alegria e as dificuldades do início da carreira e o universo da literatura que os rodeia

Revelação. A escritora Carolina Munhoz, de 23 anos, com “O inverno das fadas” Laura Marques

Há novos autores nas estantes das livrarias da Barra. São jornalistas, advogada e professores, que estrearam recentemente na literatura e, mesmo com as dificuldades de iniciantes, decidiram investir pesado na carreira de escritor.

O primeiro desafio é publicar o livro, pois não é fácil emplacar a obra pelas grandes editoras. A publicação, geralmente, sai por empresas menores, e o problema passa a ser a distribuição, pois a abrangência dos pontos de venda tem limite.

Nada disso desmotivou a jornalista e escritora paulista Carolina Munhoz, moradora da Barra:

— Escrevi meu primeiro livro, “A fada”, aos 16 anos, mas só consegui publicar quatro anos depois. Eu ligava para as redações de grandes jornais, TVs e revistas para divulgar o meu trabalho e, assim, reunir as matérias e levar para as editoras.

Ela conseguiu. “A fada”, livro de literatura fantástica, foi o terceiro mais vendido da editora na Bienal do Livro, em 2011, e a autora eleita a melhor escritora jovem de 2011 pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Ela acaba de publicar “O inverno das fadas”:

— Sou a primeira escritora brasileira a publicar pelo selo Fantasy da Casa da Palavra, criado para literatura fantástica. A primeira edição do “Inverno” teve sete mil exemplares vendidos, e é o quinto livro mais vendido do Submarino — diz Carolina, que está no livro “Geração subzero: 20 autores congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores”, em que escreveu um conto sobre fadas.