Entrevista bacana para o blog Imaginação Literária. Link original: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/2012/01/entrevista-carolina-munhoz.html
_______________________________________________
Olá!
Hoje, estou aqui para apresentar a mais nova escritora parceira do blog, Carolina Munhóz, autora do livro “A Fada”.
Tive o prazer enorme em entrevistar essa grande autora, mais antes de mostrar a entrevista, vou falar um pouco mais sobre ela.
Fotografo: Leandro Bergamo. |
Carolina Munhóz é jornalista,romancista e integrante do Potterish, um dos maiores sites de Harry Potter do mundo.
Aos 11 anos aguardou sua carta para Hogwarts, mas ela nunca chegou. A partir dos 18 se aventurou por diversos países como Inglaterra, França, Itália, Suíça, e EUA, onde teve a oportunidade de conhecer os atores de H. Potter.
Suas aventuras chamaram a atenção de meios de comunicação como Folha de São Paulo, Estadão, TV Cultura e Disney Channel. Foi destaque da Revista Época, ao lado das escritoras Cassandra Clare e Alexandra Adornetto, e da rádio Record de Londres.
Atualmente é escritora em tempo integral e viciada em redes sociais. Jura já ter visto fadas e para acabar com a dúvida pretende continuar a escrever sobre elas.
Alguns jovens ganham presentes caros, passagens aéreas ou festas surpresas em seus aniversários de 18 anos. Melanie Aine ganhou o falecimento do pai, uma estranha tatuagem e a descoberta de que não era um ser humano. Como se tudo isso não fosse suficiente, Melanie ainda descobriu por detrás da enevoada e mística cidade de Londres um mundo fantástico que até poderia ignorar, se não descobrisse ser parte importante dele. Um legado que traz com ele diversas tragédias e problemas pessoais que ela não espera se adaptar, mas não sabe se terá opção. A única parte recompensadora parece ser seu encontro com um homem misterioso, oriundo de uma família bruxa poderosa, cuja relação caminha em uma linha bamba e tênue que separa afeto e fúria. Um afeto que pode levá-la à transcendência e à vida eterna. Uma fúria que pode conduzi-la à morte e ao esquecimento. Dentre muitos feitiços, lutas, criaturas mágicas e eventos sobrenaturais, “A Fada” é uma história de descobertas e superações, sobre como o amor pode fazer várias pessoas redescobrirem a vida e a magia nela.
01. Como surgiu a ideia de criar o livro?
O livro surgiu depois de um sonho que eu tive. Na época estava passando por uma fase forte de depressão e em uma noite sonhei com uma fada linda. No dia seguinte iniciei o processo de escrita de “A Fada”.
02. Alguns escritores passam, muitas vezes, por algumas dificuldades na hora de publicar seus livros e de divulgar eles. Você passou por isso?
Passei por muitas dificuldades. Quando fui atrás de editoras, não tinha tanta experiência e um editor de Campinas me influenciou a buscar por editoras esotéricas para meu livro. Passei um ano procurando por um tipo de de editora errada. Depois demorei mais três anos para conseguir o contrato com a Arte Escrita. Mesmo assim não parei e tive que trabalhar muito para conseguir entrar finalmente na Novo Século. Engraçado é que a Novo Século foi a primeira editora de ficção que eu tentei em 2006.
Eu AMO Cálice de Fogo, pois sempre quis ser personagem Fleur Delacour (até fiz castings para ela) e também gosto muito da Ordem da Fênix, por causa da Luna Lovegood (outra personagem que fiz casting).
Claro! Minha profissão é escritora. Deixei um emprego de 1 ano e meio na IBM e depois só foquei nisso. Já tenho dois livros prontos para sair em 2012. Um infantil e um juvenil/adulto que sai em abril pela Novo Século. Logo mais novidades.
Escreva, leia e pesquise. São três pontos fundamenteis para um escritor. Se você não escreve, não tem o que mostrar para seu editor. Se não lê, não sabe como está sua concorrência e o mercado em geral. Se não pesquisa, fica desatualizado. É uma profissão que exige muito esforço da pessoa. Só quem está disposto a ralar é que consegue ter futuro.