Reality show registrará rotina de casal de escritores brasileiros

reality show

A produtora carioca Sim! Filmes está trabalhando no primeiro reality show brasileiro sobre escritores. Com o título provisório “Saindo das páginas”, o programa mostrará o dia a dia do casal Raphael Draccon e Carolina Munhóz, ambos autores de sucesso do gênero fantasia casados há quase três anos.

 

Os dois popstars da literatura nacional já estão sendo acompanhados por câmeras há dois meses, em lançamentos pelo país e também em casa. A Bienal do Livro do Rio, onde Raphael e Carol participarão de bate-papos com fãs, neste sábado, será um capítulo importante da trama.

 

– Carol e Raphael têm uma vida diferente do escritor convencional, são como popstars. É uma correria total – comenta o produtor Marcelo Alves, sócio da Sim! Filmes. – Como sou amigo do Raphael, acompanho a vida dele pelo no Facebook, e imaginei que seria legal registrar essa rotina.

 

A ideia surgiu na cabeça de Draccon, de 32 anos, há mais de dois anos, quando, inspirado pela paixão da mulher por reality shows, pensou em criar um programa do gênero que revelasse um novo talento da literatura fantástica, como uma espécie de “American Idol” para escritores. Ao conversar sobre o plano com o ex-colega de faculdade e produtor Marcelo Alves, sócio da Sim Filmes, o projeto foi reformulado para algo mais simples, com foco na rotina dos escritores.

 

– Há tantas dúvidas sobre como funciona a vida do escritor que achei que seria interessante mostrar essa nossa rotina louca – diz Draccon, que já vendeu mais de 200 mil exemplares de sua série “Dragões de Éter”. – Nosso contato com os leitores será um dos focos do programa.

 

Como a produção não pode acompanhar o casal o tempo todo, os escritores receberam câmeras amadoras para registrarem momentos revelantes a dois. Assim, a série ganha também cenas mais intimistas. Draccon e Carolina, já registraram, por exemplo, o encontro com a escritora e ex-atriz pornô Sasha Grey, que esteve no Rio na última semana. Thalita Rebouças é outra autora que deve aparecer na série de TV.

 

– Gravamos muitas cenas na casa da Carol e do Raphael, revelando o dia a dia mesmo. Os espectadores vão pode entrar de verdade na relação dos dois, tantos nos momentos de muita paixão quanto nos momentos em que a Carol dá umas broncas no Raphael – ri Marcelo, que também já produziu um pequeno documentário sobre o sucesso de Mauricio de Sousa na Bienal de 2011, e conta com o diretor Marcelo Müller para ajudá-lo na empreitada. – Há um respeito muito grande um pelo outro também. Cada um tem seu canto para escrever e, para um entrar no escritório do outro, tem que bater na porta e esperar. Existe todo um ritual para que a vida a dois não se torne chata ou invasiva demais.

 

Tanto Draccon quanto Alves elegem as cenas gravadas com o ator e empresário Felipe Neto em sua produtora de vídeos, a Parafernalha, como as favoritas até agora. A filmagem foi feita quando Draccon, também diretor da editora Casa da Palavra, apresentou ao vloguer um exemplar de seu primeiro livro, “Não faz sentido – Por trás das câmeras”.

 

– Fomos até lá mostrar a capa pela primeira vez. O Felipe estava todo ansioso para colocar as mãos em seu primeiro livro publicado. Mas, quando tirou o livro da caixa, era uma cópia de “Crepúsculo” – ri Draccon, ao contar sobre a pegadinha. – Depois do susto, entregamos o exemplar verdadeiro, e ele se emocionou muito.

 

A primeira temporada de “Saindo das páginas” está programada para ir ao ar no início de 2014. Segundo o produtor, há alguns canais de TV interessados na ideia, como o Multishow e o conglomerado americano Viacom, que, recentemente, assimiu a MTV Brasil.

 

Viciada em reality shows de talentos, dos musicais aos gastronômicos, Carolina se anima em poder revelar aos jovens espectadores a mística que envolve quem escreve histórias de fantasia.

 

– Vamos poder exibir o lado bom e o lado ruim da profissão. Se conseguirmos contribuir para a carreira de alguém com isso será incrível – observa Carolina, que tem 24 anos e três livros publicados. – Já contamos muito da nossa vida na internet, então abrir ainda mais a rotina não será tão complicado. Estou contente de ter a chance de desmistificar o dia a dia dos escritores.

 

A gravação do programa ainda deixou o casal com mais vontade de concretizar um outro plano antigo: escrever um livro juntos.

 

– Nossos universos são muito diferentes, então teríamos que começar algo totalmente novo, mas estamos dispostos. Espero que role! – se empolga Carolina.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/megazine/reality-show-registrara-rotina-de-casal-de-escritores-brasileiros-9758931#ixzz2h6eh9tT3