Resenha de Feérica do blog “Delírios de Livros”
Link original: http://delirioselivros.com.br/2015/03/02/resenha-feerica-carolina-munhoz/
____________________________________________
Violet Lashian é como qualquer outra adolescente humana, ama moda, maquiagem, celebridades, etc., o único problema é que ela não é uma adolescente humana, Violet é uma fada. A sociedade das fadas valoriza a padronização e está sempre buscando a perfeição, e isso é tudo que Violet não é. Violet é original, cheia de criatividade e quer ser famosa e importante, ela quer ser uma pic-pop. Desde criança essa fadinha sempre foi apaixonada pela cultura pop humana (te entendo completamente Violet). Tanto que até mesmo compra roupas e maquiagem contrabandeada da dimensão dos humanos.
– Além disso, Billy B e a incrível Milady Gagá são divos, entendeu? Criaturas celestiais jogadas na terra para brilhar em pó de pirlimpimpim! – completou a fada com cabelo violeta.
– Igual a Sininho?
Violet revirou os olhos.
– Eu já disse que não gosto dessa daí…
– Por que ela é famosa de verdade?
– Ela NÃO é famosa! invocou-se Violet. – Peter Pan é famoso! Essa outra é só uma sirigaita que se aproveitou da fama dele…
O curioso era que, por mais que Violet fosse um ser considerado sobrenatural naquela plano, a aparência singular não era algo extravagante em uma cidade como aquela.
– Meu nome é Violet Lashian. Acho que para vocês eu teria uns 17 anos. E quero ser o próximo ídolo americano porque vocês estão acostumados a ver fadas realizarem os seus sonhos, e acho justo pela primeira vez realizarem o sonho de uma fada.
Eu comprei esse livro na bienal do livro do Rio no ano passado (2013) e devido ao fato de eu ser uma compradora de livros compulsiva, eu acabei demorando esse tempo todo para lê-lo. Bem, o meu primeiro pensamento assim que comecei a ler foi “por que diabos eu demorei tanto tempo para ler esse livro?!”. Eu simplesmente amei o livro, 5 estrelas! Ele é recheado de referências a cultura pop! Os títulos dos capítulos são frases retiradas dos seriados, e eu tenho o orgulho de dizer que consegui identificar a maioria! Comparando esse livro com os outros da Carol que eu já li (ainda não li O Reino), devo dizer que esse é o mais fluido dela. O ritmo dele é perfeito, você quer ler sem parar! Além das referências pops, eu amei também esse lado mais humorístico da escrita da Carol, que não aparecia tanto nos outros livros. Tem uma passagem que tenho de mostrar! Sem citar nomes, ela vai descrevendo diferentes livros, e eu tenho mais uma vez o orgulho de anunciar que eu já li todos esses livros!!! Admito que comecei a ler esse trecho com um sorriso no rosto, que foi ficando cada vez maior a cada livro descrito.
(…) Lia sobre vampiros que brilhavam, lobos que se depilavam, bruxos que domesticavam corujas, elfos que falavam com anões, portais em guarda-roupas, seres humanos e sobrenaturais brigando por um mesmo trono, órfãos encontrando ovos de dragões, filhos de deuses gregos correndo atrás dos raios dos pais, sociedade de seres perfeitos, triângulos amorosos adolescentes em meio a reality shows mortais, mundos esféricos sustentados pelos ombros de quatro elefantes sobre o casco de uma tartaruga, havia até mesmo uma polícia das fadas perseguindo um gênio do crime que roubava dinheiro do mundo feérico! (…)